O que significa tratamento de efluentes?

O que significa tratamento de efluentes?

Os efluentes são resíduos gerados por qualquer atividade humana, seja ela industrial ou doméstica, que são desembocados no meio ambiente na forma líquida ou gasosa. Mesmo cada efluente possuindo características próprias, o objetivo do tratamento destas é a remoção de águas residuais ou esgoto, antes que alcancem os corpos d’água naturais, como rios, lagos, estuários e oceanos.

O monitoramento dos efluentes coleta amostras para realização de exames laboratoriais a fim de saber mais detalhes sobre. Este acompanhamento serve para estudos variáveis ​​e também por um estudo determinado efluente temporal.

Os efluentes industriais são compostos por diversas substâncias, isso porque há uma grande diversidade de indústrias que variam de acordo com o ramo de atividade exercida, podendo resultar em efluentes reutilizáveis ou em substâncias carregadas de produtos químicos, poluentes que devem ser tratados.

O tratamento deste tipo de efluente tem o objetivo de remover uma matéria orgânica dissolvida e em suspensão em sólidos sedimentáveis ​​(flocos biológicos) e gases.

Os efluentes domésticos são provenientes de fossas sépticas, caixas de gordura e efluentes sanitários de estabelecimentos empresariais em geral e domicílios. São compostos basicamente de líquidos resultantes de hábitos de higiene pessoal e necessidades fisiológicas: urina, fezes, lavagens de áreas comuns e restos de alimentos, que incluem o grupo.

O tratamento deste tipo de efluente oferece um serviço comprometido com o menor impacto ambiental, ficando a cargo do processo de recebimento, tratamento e monitoramento destes efluentes: desta forma, a empresa pode se manter focada na gestão do seu negócio enquanto seus dejetos são tratados com responsabilidade e expertise.

O tratamento adequado é direcionado de acordo com os tipos de efluentes.
Os tratamentos podem ser:

» tratamento físico: remove contaminantes sólidos e misturas coloidais em suspensão sedimentáveis ou flutuantes por meio de separações físicas, utilizando processos como gradeamento, peneiramento, caixas separadoras de óleos e gorduras e flotação.

» tratamento químico: os poluentes são removidos através da alteração da composição molecular do efluente utilizando produtos específicos em seu processo, como agentes de coagulação, floculação, neutralização de pH, oxidação, redução e desinfecção.

» tratamento biológico: o processo é realizado por meio de bactérias e outros microrganismos que consomem a matéria orgânica poluente através do método respiratório. Ocorre em lagoas de aeração equipadas com milhares de difusores de ar que fornecem o oxigênio necessário. Em seguida, o efluente é encaminhado para as lagoas de decantação, onde o material sólido, como os flocos biológicos, se decantam formando o lodo de esgoto.

Aguavaz, cada gota conta para as próximas gerações! 💧

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments