A Empresa

Fundada em 2002, a Aguavaz iniciou suas atividades por meio da prestação de serviços em tratamento de efluentes de uma grande empresa que solicitou ao fundador da então empresa recém criada a solução para o problema existente.

Hoje, instalada em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, projeta, executa e monitoriza estações de tratamento de efluentes industriais, físico-químicas, biológicas e reuso. Além desses produtos temos uma linha completa de equipamentos para tratamento de agua e efluentes como: decantadores lamelares e cônicos, separadores de água e óleo e sistemas por gravidade e por automação em CLP.

A Aguavaz tem clientes em todas as regiões do Brasil e atende os mais diversos mercados, tais como: químico, petroquímico, portos, têxteis, alimentícios, laticínios, mineradoras, cosméticos e automobilísticos.

Preocupada cada vez mais com a qualidade de seus produtos, serviços e principalmente com o bom atendimento, a Aguavaz tem investido na melhoria de seus processos produtivos, desenvolvimento de novos produtos e treinamento de seu pessoal.

Cada produto é controlado rigorosamente por técnicos especializados, assim como a qualidade das matérias primas, acabamento, confecção e dimensionamento.

Com todos estes recursos, a Aguavaz tem o total domínio de todas as etapas da fabricação e analisa cada caso individualmente, visando obter o máximo de performance no processo e proporcionando aos seus clientes uma maior opção de produtos, garantindo o atendimento total de suas necessidades a custo reduzido.

Possui também um corpo técnico apto ao desenvolvimento de novas tecnologias, visando obter novas soluções no segmento e proporcionar um maior rendimento e qualidade no processo de produção.

Por meio da matéria prima de alta qualidade, know how em operação e desenvolvimento de novas tecnologias, a Aguavaz vem oferecendo o melhor aos seus clientes, garantido-lhes lugar de destaque em todos os segmentos.

POLÍTICA DE QUALIDADE

Superar as expectativas de nossos clientes; atuar sempre com qualidade, desde seus projetos e implantações até as operações das estações, permitindo uma melhor aceitação e aprovação pelos órgãos fiscalizadores.

ESCOPO DE GESTÃO DE QUALIDADE

Elaboração de projetos, desenvolvimento e comercialização de sistemas de tratamento de água e efluentes industriais e biológicos, assim como prestação de serviços de instalação, operação e monitoramento.

MISSÃO

Realizar serviços que permitam uma melhor aceitação pelos órgãos fiscalizadores e que estejam em conformidade com as legislações pertinentes. Obter, assim, por meio da gestão de qualidade, contínuas melhorias em nossos processos.

VISÃO

Buscar sempre projetos que minimizem as agressões ao meio ambiente e obter clientes satisfeitos com nossos serviços.

 

LEGISLAÇÃO 

A maioria dos segmentos industriais utiliza água em seus processos: da produção à limpeza de pisos e equipamentos. É dessa forma que são gerados os efluentes. O termo caracteriza os resíduos líquidos provenientes de atividades e processos gerados pelas industrias, ou resultantes dos esgotos domésticos. Ambos devem ser direcionados para um tratamento em ETEs.

A grande vantagem é que as empresas precisam atender as exigências legais, por meio de soluções eficazes e rentáveis e que otimizem processos.

As leis federais, estaduais e municipais regulamentam o descarte de resíduos líquidos sobre os corpos dágua, cujo intuito é limitar a carga poluidora encaminhada ao meio ambiente.

A maioria das empresas idôneas e regulamentadas seguem a legislação federal, o CONAMA 430. Ela classifica os corpos de Água, traça diretrizes ambientais e condições para o lançamento de efluentes.

No entanto, cada estado tem seu próprio decreto. Em São Paulo  está em vigor o Nº 8468-76, que dispõe sobre os parâmetros para a liberação de efluentes tratados em rios ou redes de esgoto. Os artigos 18º e 19º estabelecem os limites como o máximo de poluentes permitidos no efluente. 

Outro critério avaliado é o padrão de qualidade do corpo receptor. Como a não alteração da qualidade da água do rio devido ao descarte de tal efluente.A Aguavaz sempre segue os padrões estabelecidos pelas normas federais ou estaduais, priorizando sempre as mais restritivas.

 

CAPACITAÇÃO 

Para atendermos as legislações vigentes, primeiramente devemos conhecer o processo de geração e a composição do efluente. Para isso, realizamos a caracterização do efluente por meio da coleta de amostra do efluente bruto e encaminhamento ao laboratório credenciado pela norma 17025. É lá onde são analisados os parâmetros exigidos pelas normas vigentes.

Depois de todas as características analisadas, avaliamos a melhor alternativa de tratamento. É dessa forma se define qual ETE é a melhor e qual tratamento é o maisindicado.

A Aguavaz faz estações específicas, conforme a necessidade de cada cliente. Como é importante monitorar o processo, oferecemos mão-de-obra especializada para o tratamento de cada efluente.

A equipe Aguavaz tem experi6encia e conhecimento técnico garantidos por meio de treinamentos anuais para manter o processo de tratamento cada vez mais atualizado.

Os funcionáriospossuemcertificações como NR1, NR6, NR35, NR17, APR, manuseio de produtos químicos e interpretação de FISPQs. 

Apresentamos relatórios que trazemanálises mensais e diárias do que foi coletado. Garantimos 100% de tratabilidade da água.